top of page
Buscar

Morte e Vida Severina no Armazém da Utopia




Morte e Vida Severina, novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, estreia dia 6 de maio, no Armazém da Utopia, com 20 sessões gratuitas.


O espetáculo da Ensaio Aberto traz para cena o poeta e dramaturgo João Cabral de Melo Neto. Morte e Vida Severina é um poema com linguagem popular, objetiva e concreta, mas de grande rigor estético, que conta uma parte da história da humanidade em trânsito, através da realidade de miséria do Nordeste.


João Cabral de Melo Neto escreveu: “O poeta ou outro escritor qualquer, de um país subdesenvolvido como o Brasil, não pode desprezar a realidade dolorosa que o cerca”. As manchas negras demográficas da geografia da fome, como documentou Josué de Castro há mais de 75 anos, se alastraram pelo país, que voltou ao Mapa da Fome em 2018 e, em 2020, registrou 55,2% da população em situação de insegurança alimentar, segundo dados da Rede Penssan.


“Nós ainda acreditamos que os artistas não podem desprezar a realidade dolorosa que os cerca. Por isso criamos Morte e Vida Severina. Evidentemente as perspectivas não são as mesmas de mais de meio século atrás. Os Severinos hoje estão em toda parte. Em todos os continentes, em todas as grandes cidades, em cada monturo de lixo. Mas se somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida, se o sangue que usamos continua com pouca tinta, se continuamos a morrer de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte e de fome um pouco por dia, se continua sendo difícil defender só com palavras a vida, hoje, e cada vez mais, sabemos que muita diferença faz entre lutar com as mãos ou abandoná-las para trás”, diz o diretor Luiz Fernando Lobo.


Com músicas de Chico Buarque, direção musical de Itamar Assiere, cenografia de J.C.Serroni, luz de Cesar de Ramires e figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, o espetáculo conta com um coletivo de mais de 20 atores e atrizes e 4 músicos em cena.


Armazém da Utopia

Armazém 6, Gamboa

Tel. 2516-4893 / 98909-2402 (WhatsApp)

VLT: Parada Utopia/ AquaRio


O Armazém da Utopia conta com rampas para acesso e banheiro adaptado, propiciando condições de acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Também teremos intérprete de libras em uma das apresentações.

GRATUITO


► Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc.) entre em contato através do WhatsApp (21) 98909-2402.


Retirada de ingressos individuais:



► Temporada

Estreia 6 de maio

Sextas, sábados, domingos e segundas | 20h

Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo

Classificação indicativa: livre

Capacidade: 256 lugares

Duração: 90 minutos



Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

Espetáculo teatral Morte e Vida Severina - Termo de Fomento nº 898437/2020


2.407 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Dragão

Confira!

bottom of page